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ESCLARECIMENTO SOBRE O
COMUNICADO DE ABERTURA DO CADASTRO POSITIVO


Se você recebeu Comunicado de abertura do seu Cadastro Positivo por e-mail, carta ou SMS, a ANBC esclarece que:

  1. A Comunicação de Abertura de seu Cadastro Positivo foi efetivada em atendimento a obrigação imposta pela Lei n.º 12.414/2011, alterada pela Lei Complementar n.º 166/19, em vigor desde 9 de julho de 2019;
  2. O cancelamento é voluntário e poderá ser realizado através dos canais de atendimento do birô de crédito, que, ao receber a solicitação de exclusão fica obrigado a atendê-la e compartilhar com os demais birôs, para que também a atendam, no prazo de até 02 dias úteis.
  3. A ANBC é a entidade que representa o setor de birôs de crédito e não opera o Cadastro Positivo, portanto, as solicitações de exclusão devem ser feitas diretamente ao birô de crédito de sua preferência, que comunicará os demais.

Boa Vista: 3003-0101 (www.consumidorpositivo.com.br)
Serasa Experian: 0800 776 6606 (www.serasaconsumidor.com.br/)
SPC Brasil: 0800-887-9105 (https://www.spcbrasil.org.br/)
Quod: 3003-7863 (https://www.quod.com.br)


O que defendemos?

Cadastro Positivo para todos

Cadastro Positivo para todos

A aprovação do Cadastro Positivo para todos, com possibilidade de saída em caso de decisão do consumidor, permitirá redução da inadimplência e consequente queda da taxa de juros básica da economia.

Proteção de dados

Proteção de dados

O uso das informações cadastrais do consumidor é de interesse público e prevalece sobre o particular. Essa utilização deve ser responsável e protegida pela lei. O PL 5.276/16 estabelece o equilíbrio entre proteção à privacidade e acesso aos dados pelo mercado.

Educação financeira

Educação financeira

O consumidor deve ter consciência dos seus gastos e, tão importante quanto isso, saber que deve poupar mensalmente. Para que isso seja possível, precisa necessariamente dos conhecimentos essenciais para que faça uma boa gestão do seu dinheiro.

Cidadania financeira

Cidadania financeira

É positivo para a sociedade que as pessoas façam parte do sistema financeiro. O primeiro passo é abrir uma conta bancária. A partir dela, o cidadão tem acesso a diversos produtos e serviços financeiros que, se bem usados, contribuirão para seu progresso patrimonial.

Notificação do devedor de forma simples

Notificação do devedor de forma simples

O consumidor deve ser comunicado por meio de carta simples sobre atraso no pagamento. Esse processo permite que o devedor entre em contato com seu credor para negociar e quitar sua dívida atrasada sem ter que pagar taxa ou se submeter a processos burocráticos.

Regulamentação do mercado de birôs de crédito

Regulamentação do mercado de birôs de crédito

Somos favoráveis à regulamentação do mercado de birôs de crédito no Brasil para assegurar que as relações entre os envolvidos - birô, consumidor e instituição financeira - sejam sempre pautadas pela ética e transparência.

Consumo consciente

Consumo consciente

O consumidor não pode gastar mais do que ganha. Deve saber com precisão seus gastos e sua renda para que mantenha suas finanças saudáveis ou em ordem. O birô de crédito auxilia o consumidor nesse trabalho ao disponibilizar sua pontuação de crédito.

Crédito responsável

Crédito responsável

O birô de crédito faz a avaliação da capacidade de pagamento do consumidor e disponibiliza essas informações para o mercado. Por meio desses dados obtidos em fontes seguras e de credibilidade, o birô assegura a sustentabilidade do crédito no país.