Receba nossa Newsletter Nome Email

Por que a ANBC?

O instrumento do crédito é um dos maiores propulsores de uma economia dinâmica, vibrante e sustentável.

Nesse contexto, a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) foi criada com a missão de representar o setor, incentivar a educação financeira e auxiliar na criação de um ambiente regulatório e legal propício para que a gestão de crédito estimule a economia brasileira.

A entidade também tem como uma de suas missões dinamizar e estreitar o relacionamento dos birôs de crédito com os diversos atores da sociedade civil, harmonizando as operações do setor por meio de ações de apoio a autoridades governamentais, associações e órgãos diversos.

A ANBC

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil.

A entidade congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no território brasileiro e mantém relacionamento com associações internacionais para promover as melhores práticas do setor.

Empresas associadas

Serasa Experian

Boa Vista SCPC


Presidência

Elias Sfeir

Presidente Executivo da ANBC

Executivo experiente com um histórico sólido na execução de negócios, atuando em conselhos de administração, presidência, desenvolvimento de novos negócios, planejamento estratégico, vendas, marketing, engenharia, operações e manufatura.

Possui extenso network nas verticais de Finanças, Telecomunicações, Automotiva, Alimentação, Saúde, Consumo e Embalagem. Experiência multicultural, incluindo quatro anos de atuação nos Estados Unidos com vários trabalhos em toda a América Latina, América do Norte, Europa e Ásia ao longo de mais de 15 anos em alto nível em organizações americanas e europeias. É formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade São Paulo (USP), pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA na Kellogg Business School - NWU.

José Roberto Mauro

Presidente do Conselho ANBC e Presidente da Boa Vista SCPC

Engenheiro Industrial de formação, atuou por 32 anos na Valid, empresa de sistemas de identificação, meios de pagamento, telecomunicações e certificação digital, onde chegou a ser presidente por quatro anos. Desde 2015, assumiu a presidência da Boa Vista SCPC.

José Luiz Rossi

Vice Presidente do Conselho ANBC e presidente da Serasa Experian

Possui mais de 30 anos de experiência no setor de serviços, tendo passagens pela IBM e PwC, foi presidente por cinco anos da Capgemini no Brasil, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria. Desde 2014, assumiu a presidência da Serasa Experian e Experian América Latina.


Localização

ANBC
Associação Nacional dos Bureaus de Crédito
Av. das Nações Unidas, 14.401, Parque da Cidade, Torre Tarumã – 5° andar, salas 502 e 503
CEP:04730-090, São Paulo, SP
Tel.:55 11 5070-9050



O que defendemos?

Cadastro Positivo para todos

A aprovação do Cadastro Positivo para todos, com possibilidade de saída em caso de decisão do consumidor, permitirá redução da inadimplência e consequente queda da taxa de juros básica da economia.

Proteção de dados

O uso das informações cadastrais do consumidor é de interesse público e prevalece sobre o particular. Essa utilização deve ser responsável e protegida pela lei. O PL 5.276/16 estabelece o equilíbrio entre proteção à privacidade e acesso aos dados pelo mercado.

Educação financeira

O consumidor deve ter consciência dos seus gastos e, tão importante quanto isso, saber que deve poupar mensalmente. Para que isso seja possível, precisa necessariamente dos conhecimentos essenciais para que faça uma boa gestão do seu dinheiro.

Cidadania financeira

É positivo para a sociedade que as pessoas façam parte do sistema financeiro. O primeiro passo é abrir uma conta bancária. A partir dela, o cidadão tem acesso a diversos produtos e serviços financeiros que, se bem usados, contribuirão para seu progresso patrimonial.

Notificação do devedor de forma simples

O consumidor deve ser comunicado por meio de carta simples sobre atraso no pagamento. Esse processo permite que o devedor entre em contato com seu credor para negociar e quitar sua dívida atrasada sem ter que pagar taxa ou se submeter a processos burocráticos.

Regulamentação do mercado de birôs de crédito

Somos favoráveis à regulamentação do mercado de birôs de crédito no Brasil para assegurar que as relações entre os envolvidos - birô, consumidor e instituição financeira - sejam sempre pautadas pela ética e transparência.

Consumo consciente

O consumidor não pode gastar mais do que ganha. Deve saber com precisão seus gastos e sua renda para que mantenha suas finanças saudáveis ou em ordem. O birô de crédito auxilia o consumidor nesse trabalho ao disponibilizar sua pontuação de crédito.

Crédito responsável

O birô de crédito faz a avaliação da capacidade de pagamento do consumidor e disponibiliza essas informações para o mercado. Por meio desses dados obtidos em fontes seguras e de credibilidade, o birô assegura a sustentabilidade do crédito no país.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home