About ANBC
Receba nossa Newsletter Nome Email

Cadastro Positivo recebe ampla cobertura da imprensa nacional

POR Elias Sfeir, presidente da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito)

A mudança nas regras do Cadastro Positivo, que está sendo discutida na Câmara dos Deputados, desperta interesse da imprensa e recebe apoio dos formadores de opinião. Podemos fazer essa afirmação com base nos resultados recentes obtidos pela ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito) nos principais veículos de comunicação brasileiros. Como vocês sabem, a ANBC faz parte da Frente do Cadastro Positivo e apoia o novo CP como forma de democratização do acesso ao crédito.

Somente no mês passado, foram 66 publicações a respeito do assunto. No jornal Valor Econômico, por exemplo, a ANBC teve a oportunidade de destacar que o novo modelo do Cadastro pode gerar uma expansão do crédito às empresas de todos os portes da ordem de R$ 790 bilhões a médio e longo prazo, o equivalente a 12% do PIB brasileiro, de acordo com nossos estudos.

Em abril, a ANBC foi entrevistada pelo Jornal Nacional em uma reportagem que apontou os projetos de lei com potencial para impulsionar a economia. Na ocasião, destacou-se a expectativa de queda na taxa de juros em caso de aprovação das novas regras do Cadastro. Também foi destacado que o novo CP vai melhorar a relação entre credor e consumidor.


Além das reportagens sobre os benefícios que serão gerados pelo novo Cadastro, o que já evidencia o reconhecimento da importância do CP para a economia, os formadores de opinião vêm se posicionando de forma amplamente favorável. O novo Cadastro, que proporciona aos tomadores de crédito ou consumidores os benefícios do CP de forma automática com possibilidade de saída, é visto como uma forma de modernizar o mercado de crédito, estimulando a concorrência em um setor que possui poucos players. Com o aumento da competitividade, a tendência é que os juros caiam.

Nesse sentido, vale a pena ouvir os comentários do jornalista Carlos Alberto Sardenberg no seu programa Linha Aberta mantido na rede CBN. Confira ainda o artigo publicado no jornal “O Estado de S. Paulo” de autoria da economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif. Em sua coluna, Zeina defende a aprovação do novo modelo do Cadastro como forma de aumentar o acesso ao crédito e reduzir o custo para obtê-lo.

Não foram raros, aliás, os editoriais de grandes jornais brasileiros favoráveis à aprovação do novo Cadastro pelo Congresso Nacional. Para ficar apenas em dois deles, destaco o da Folha e o do Valor Econômico. Na Folha, não foi apenas um editorial, mas três no mínimo.

Nosso sentimento é de satisfação com essa repercussão positiva. Esperamos que o Brasil possa contar em breve com as novas regras do Cadastro Positivo, que já existe em mais de 70 países, a fim de que os benefícios da mudança sejam sentidos por todos os brasileiros, especialmente pelos bons pagadores.


*Este artigo foi publicado inicialmente no LinkedIn
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home