About ANBC
Receba nossa Newsletter Nome Email

Novo Cadastro Positivo beneficia bom pagador de baixa renda

O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de pagamento das contas dos consumidores e das empresas, o que resulta na formação do histórico de crédito. A mudança no Cadastro que prevê a inclusão automática de todos os consumidores objetiva fazer com que o crédito seja mais justo, com menor risco e com custos mais baixos. Essa situação beneficia principalmente os bons pagadores de baixa renda e a população não bancarizada, que não possuem acesso ao crédito.

O novo Cadastro Positivo deve ainda possibilitar juros mais adequados para cada perfil de consumidor. Informações precisas permitem uma avaliação mais justa da capacidade de pagamento. Sem contar a prevenção ao superendividamento: a autoconsulta vai permitir ao consumidor visualizar suas dívidas de forma centralizada. Ou seja, terá uma forma eficiente de controlar suas finanças pessoais, o que levará ao uso consciente do crédito.

Para o mercado, o Cadastro Positivo para todos representará uma conquista, pois vai permitir que os consumidores sejam avaliados pelas contas que pagam mensalmente, e não apenas por aquelas que não foram pagas e que são incluídas no serviço de proteção ao crédito. Com essas informações à disposição, o mercado poderá fazer análises mais justas e assertivas para identificar o bom e o mau pagador.

Todos esses benefícios vêm em um modelo que protege a privacidade. São sigilosas e continuarão sendo informações como saldo em conta corrente ou poupança, limite e utilização do cartão de crédito, volume de investimentos e aquelas relacionadas às condições de saúde do consumidor, deslocamentos realizados e interações sociais mantidas. Nada disso faz parte do Cadastro Positivo.

Ficou com alguma dúvida? Estamos à disposição para responder às suas perguntas!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home