About ANBC
Receba nossa Newsletter Nome Email

Novo Cadastro Positivo deve incluir 120 milhões no mercado de crédito

O Brasil tem cerca de 5,5 milhões de consumidores no Cadastro Positivo. No novo modelo, que será votado em breve pela Câmara dos Deputados, o número de cadastrados, de acordo com as empresas de proteção ao crédito, pode chegar a 120 milhões, o equivalente a mais de dez vezes a população do Chile ou a três vezes a da Argentina.

Em caso de aprovação do projeto de lei, o consumidor será incluído automaticamente, tendo a possibilidade de saída a qualquer momento. Não se trata, portanto, de dar acesso aos dados das pessoas sem o consentimento delas, mas de facilitar o fluxo das informações, que sempre poderão ser acessadas, corrigidas e canceladas pelo próprio consumidor.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), com a aprovação do Cadastro Positivo para todos e consequente popularização do uso do banco de dados de informações positivas e negativas, a inadimplência pode cair 45%.


Uma das novidades importantes do Cadastro Positivo para todos é a inclusão de outras fontes confiáveis de informação sobre o consumidor. Prestadores de serviço, como concessionárias de água, gás, luz e telefone, vão também alimentar o banco de dados, que reunirá o histórico completo de pagamentos de um dado consumidor, e não apenas eventuais contas não pagas. 

Veja abaixo quatro benefícios importantes para o consumidor com o novo Cadastro.

1) Quem não consegue crédito por falta de informações confiáveis a seu respeito poderá aumentar suas chances de acesso ao compartilhar seus dados com as instituições financeiras. 

2) Quem tiver bom histórico de crédito poderá realizar negociações mais vantajosas, com destaque para juros menores envolvidos nas operações. 

3) Credor e devedor terão convivência mais justa e sadia porque as relações entre eles serão pautadas pela transparência. O Cadastro permitirá o fluxo de informações confiáveis entre os dois lados. 

4) As avaliações de crédito passarão a considerar também o histórico de contas pagas, e não apenas o de não honradas.


O que achou das informações do post de hoje? Ficou com alguma dúvida sobre o novo Cadastro Positivo? Escreva para nós! 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home